é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Baiano

Publicada em 30 de novembro de 2016 às 21h53

FBF anuncia fórmula do Campeonato Baiano de 2017

Novo formato de disputa foi apresentado em evento nesta quarta (30)

Victor de Freitas

2016-11-30-21-50_Baiano2017
Fonte: Divulgação/FBF

Nesta quarta-feira (30), a Federação Bahiana de Futebol se reuniou com representantes dos 11 times participantes do Campeonato Baiano de 2017. O Bahia foi representado pelo presidente Marcelo Sant'Anna.

O evento foi realizado na na sede da Federação Bahiana de Futebol (FBF), na praça Castro Alves, e teve como objetivo definir a fórmula de disputa e o regulamento do Baianão da próxima temporada. Os participantes são: Bahia, Vitória, Juazeirense, Fluminense de Feira, Galícia, Jacobina, Flamengo, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira e Atlântico.

SISTEMA DE DISPUTA

O formato da edição de 2017 será diferente da fórmula das últimas duas temporadas. Desta vez, os 11 times se enfrentarão em um sistema de pontos corridos, com jogos apenas de ida.

Apenas os quatro melhores classificados, após as dez rodadas, garantirão vagas na segunda fase do torneio, que será a semifinal da competição. Esta fase será disputada em sistema de ida e volta, com os seguintes confrontos: 1ºx4º e 2ºx3º. Os vencedores de cada chave irão para a final, também em jogos de ida e volta.

DATAS

O torneio contará com 15 datas, tendo início da fase de classificação marcado para o dia 29 de janeiro e última rodada prevista para 5 de abril. As semifinais serão disputadas nos dias 9 e 16 de abril. Já as partidas finais do campeonato acontecerão em 30 de abril e 7 de maio.

CLASSIFICAÇÕES

Os três primeiros colocados do Bainão 2017 terão vagas garantidas na Copa do Nordeste de 2018. Os três melhores também ficarão com as vagas para a Copa do Brasil da temporada seguinte. Já na Série D, os classificados serão os três primeiros, exceto Bahia e Vitória.

REBAIXAMENTO

Os dois últimos colocados da fase de pontos corridos serão rebaixados à Série B Baiana de 2018.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.