é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Enderson faz críticas à arbitragem e elogia postura dos jogadores

Notícia
Entrevista
Publicada em 7 de outubro de 2018 às 08:55 por Victor de Freitas

2018-10-07-08-51_capaendersonmoreira42
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

Em um jogo marcado por sucessões de erros de arbitragem, o Bahia abriu dois gols de vantagem, mas sofreu o empate e terminou no 2 a 2 com o Grêmio. Com tom de lamentação, o técnico tricolor Enderson Moreira avaliou o empate fora de casa.

Em entrevista coletiva, o treinador listou uma série de erros cometidos pela arbitragem durante os 90 minutos na Arena do Grêmio.

“Primeiro que é muito complicado falar de arbitragem. Pode ter alguma pessoa atenta ao que eu vou falar, e eu posso ser punido. A gente vê pouca punição para eles. Se o lance em que o meu atleta (Gregore) encosta no Marinho… Eu fui treinador do Marinho, eu conheço a peça. O Marinho, às vezes, quando vê a perna, dá uma cambalhota. Os caras que apitam o jogo precisam ter noção. Se aquele lance é suficiente para ter um pênalti, nós tivemos, no mínimo, três pênaltis nos escanteios que foram cobrados. O Nilton foi puxado várias e várias vezes. Se aquilo ali foi pênalti, ele tem que marcar os que aconteceram anteriormente. Eu, sinceramente, fico muito chateado. Não sei a quem me pronunciar. O lance da expulsão, gente… Ele amarelou o nosso time todo, em qualquer lance. Nunca vi um árbitro que põe o dedo em riste para os atletas. Cadê a educação? Ele tem que promover a ordem e é o primeiro a provocar a desordem. Ele permite que alguns atletas falem com ele e outros, não. Sabe aquela pessoa que não tem liderança e precisa exercer através da força? O árbitro não está preparado emocionalmente para apitar um jogo de Série A que vale muito. Vale para o Grêmio, que busca a conquista do campeonato, e demais para nós. E a gente vê um jogo atrás do outro. E não é só o Bahia. A gente vê os caras apitando olhando muito a camisa, o local em que está apitando. Isso é absurdo. Isso faz com que a gente possa acreditar pouco que vai ter solução. Apitar aqui não é fácil. Perdemos o Nino com cartão amarelo e numa falta do Kannemann em cima do Élber, clara, passível de cartão. Logo em seguida, o Nino fez a falta passível de cartão amarelo”, disse.

Sobre a partida disputada na casa do sexto melhor mandante da Série A, Enderson fez elogios à postura dos jogadores mesmo com um jogador a menos em campo durante quase todo o segundo tempo por erro de arbitragem.

“A gente só lamenta, mas, de uma certa forma, veio para essa viagem talvez com a desconfiança de muita gente. Empatamos em casa com o Flamengo e merecíamos um resultado melhor. A gente teve que usar alguns atletas, fazer algumas alterações no jogo de quarta-feira. Acharam que talvez estivéssemos menosprezando a competição. Muito pelo contrário. Estávamos colocando aqueles atletas que não tinham condição de participação, e nós conquistamos a classificação e viemos aqui, que é sempre difícil jogar. O Grêmio tem uma das melhores equipes do país e da América. A gente permitiu que eles tivessem posse de bola, mas lá atrás e pouca posse por dentro. Conseguimos fechar os lados do campo e demos poucas oportunidades, mesmo com um atleta a menos. Tenho que enaltecer a disposição da equipe, dos atletas. O Grêmio jogou na terça; nós, na quarta, o Grêmio com um jogador a mais. Temos que enaltecer muito esse grupo pela dedicação. O Bahia é único clube que praticamente não parou na pausa para a Copa do Mundo, o que mais justificou esse ano. Não é justificativa para nada, mas tenho que relatar o que aconteceu com o Bahia esse ano. São 63 jogos contra clubes que fizeram dez jogos a menos. Algumas equipes, como Grêmio, podem mesclar a equipe. Temos que enaltecer a equipe pela dedicação e gastar energia com o que a gente pode gastar. A arbitragem, infelizmente, a gente não pode fazer nada. Quem pode deveria pensar um pouquinho, de ser duro também, cobrar desses árbitros aquilo que eles podem melhorar”, avaliou o treinador do Esquadrão.

Quanto ao sentimento final sobre o empate em 2 a 2, o técnico admite ter ficado com o “gosto amargo” de não ter conseguido garantir os três pontos, devido às circunstâncias do jogo.

“Hoje fica o gosto amargo de não ter conseguido fazer os três pontos. Certeza absoluta. Antes do jogo, um ponto seria extremamente gratificante para todos. Mas fica um gosto amargo, porque acho que a nossa equipe teve uma postura para poder vencer o jogo. Se ele não erra tanto, na minha concepção, na expulsão e no pênalti, o Grêmio teria todas as condições até de virar o jogo. O Grêmio é uma equipe que qualquer adversário que cair aqui, ele tem capacidade e condição de reverter um resultado. Não foi o caso hoje. Acho que a arbitragem teve uma parcela decisiva no resultado da partida”, finalizou.

O Bahia é o 14º colocado da Série A, com 31 pontos. O próximo desafio será no próximo sábado (13), contra o Paraná, em Pituaçu.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras