é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia adere a programa da Unicef para formação de atletas

Notícia
Divisões de Base
Publicada em 28 de julho de 2017 às 14:21 por Victor de Freitas

2017-07-28-14-09_capamarcelosantanaunicef
Fonte: Divulgação/ECBahia

As divisões de base do Bahia já revelaram diversos craques para o futebol brasileiro e até mesmo a nível mundial. Atualmente, o time profissional conta com Jean, goleiro formado no clube, como titular indiscutível, além de outros jogadores no elenco principal.

Apesar de já obter sucesso com sua base, como nos três títulos estaduais conquistados em 2016, o Bahia busca melhorar seu trabalho com os futuros talentos tricolores. O clube aderiu ao programa “JOGUE LIMPO, JOGUE BEM”, criado pela UNICEF em conjunto com a Universidade do Futebol.

A ideia é de trabalhar com os jovens jogadores não mais apenas no aspecto esportivo, mas também como cidadãos.

Em evento realizado nesta manhã de quinta-feira, na sala do Bahia na Fonte Nova, o presidente Marcelo Sant’Ana explicou o objetivo do programa e exaltou o fato de o Bahia ser o clube pioneiro no Brasil.

“O Bahia tem a oportunidade de hoje assinar o termo de adesão. Hoje, com o programa, a gente consegue dar atenção também para os nossos garotos da divisão de base, melhorar essa formação enquanto cidadão. Nos preocupamos com a formação do atleta, a formação do homem”, explicou.

“Não adianta se preocupar apenas com o time, mas com o clube, que envolve todos os jogadores. Se a gente pega hoje no elenco profissional, a gente tem Jean, Rodrigo, Eder Feijão, Juninho, Douglas e Junior Brumado. Nenhum desses chegou com 14 anos, talvez Feijão. E esses chegaram para o profissional. E os outros? Como a gente preparou os outros para uma vida fora do clube e para o futebol? É essa a preocupação que a gente tem. O Bahia ingressando nesse programa, a gente quer entender até que ponto pode fazer trabalho de qualidade. A maioria deles mora no Esporte Clube Bahia, no nosso alojamento. A gente quer saber até ponto nosso trabalho tem sido bem feito e como podemos melhorar”, disse.

Entenda o que é o programa JOGUE LIMPO, JOGUE BEM:

A iniciativa inovadora tem objetivo de apoiar as equipes de futebol brasileiras para que avancem em sua responsabilidade social para além de campanhas pontuais e invistam na necessária identificação e gestão dos riscos, impactos e oportunidades relacionados à formação de crianças e adolescentes atletas.

Em suma, busca contribuir para que o desenvolvimento de jovens jogadores de futebol ocorra em um ambiente saudável, seguro e acolhedor. O lançamento oficial do programa será no mês de agosto.

Ao longo da difícil jornada rumo à profissionalização, crianças e adolescentes estão sujeitos a situações como o afastamento da escola, a ruptura do convívio familiar e comunitário, o comprometimento da sua integridade física, a exploração econômica e a profissionalização precoce.

O JOGUE LIMPO, JOGUE BEM está baseado em 10 compromissos. Por meio da adesão ao programa, os clubes recebem orientação técnica da Universidade do Futebol e do UNICEF e se comprometem a adotar e implementar ações específicas em áreas como proteção, saúde e educação, entre outras.

A iniciativa contará com uma Plataforma Virtual, que estará disponível ao público. Esta plataforma conterá, além de todas as informações sobre o funcionamento do programa, uma Ferramenta de Autodiagnóstico para clubes de futebol identificarem o status de suas práticas e políticas em relação aos atletas do futebol de base, e obterem recomendações sobre como avançar em sua responsabilidade social. (Fonte: Site oficial do Bahia)

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras