Rally Bahia
 
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia.

// arquibancada

<< voltar

Diário de um torcedor
15/11/2010

Linsmar Freitas Santos - Vitória-ES


Enfim, está chegando ao final da agonia. Não me refiro aos 07 anos do tricolor fora da série A, que, aliás, foram muito longos e doloridos. Estou falando da possibilidade do torcedor do Bahia retomar ao dia a dia comum, de poder voltar a se dedicar as tarefas normais; de dar continuidade ao bom livro que não foi lido; de assistir um filme campeão de audiência ou até mesmo poder vestir outra camisa, que não fosse o manto sagrado tricolor.

Desde que o Esquadrão decolou na Série B, não faço outra coisa, a não ser fuçar na internet e procurar tudo sobre o Bahêa. Como estou longe de Salvador, este é único meio de me aproximar do time, pelo menos pela tela do computador. Acessei várias vezes por dia o site oficial, ou o www.ecbahia.com, os blogs em homenagem ao Bahia e principalmente o melhor de todos: BBMP! A classificação e as próximas partidas, eu fazia direto simulação dos jogos, o tricolor só acabava em primeiro e ganhava sempre de goleada.

Minha mulher dizia que eu ia enlouquecer. Nas últimas semanas, nos dias de folga, eu só vestia uma camisa, aliás, todas as 05 camisas que tenho do esquadrão foram devidamente revezadas. O orgulho era tão grande que eu fazia questão de mostrar para todo mundo o tamanho de minha paixão, e olha, aqui onde moro, não existe muitos torcedores do Bahêa, acho que até mesmo foi por isso que fiz tanta questão de usar o manto sagrado tricolor.

O auge da minha agonia foi no jogo do acesso. Minha preparação para o jogo começou cedo. Bandeirinha do Bahia no carro, bandeirona na janela, cervejas na geladeira e coração preparado. Rádio preferida de Salvador já sintonizada para o jogo, canal fechado bem "aberto" pela internet e bem no ponto (assistir a todos os jogos do Bahia pela internet sem pagar os PFCs da vida). Assistia imagens do jogo em um canal, e ouvia pela "rádia". Além disso, outra página aberta com os resultados e classificação de momento. Uma verdadeira paranóia pra acompanhar a tão esperada classificação para a Série A.

Quando faltavam 05 minutos para o fim da partida, me transportei para Salvador. Lembrei do último título do Bahia que vi pessoalmente, o gol salvador do Raudinei no final do Campeonato Baiano de 94. Lembrei do fatídico jogo contra o time do Vila Nova (último jogo que assisti em Salvador antes de me mudar) apesar da tristeza pela morte dos 07 colegas, no final da partida foi pura emoção, vendo o estádio vibrando com o acesso. Lembrei dos vídeos que tenho da campanha de 1988, da elegância sutil de Bobô e dos gols de Charles, o Anjo 45. Lembrei de tudo que já fiz para ver o Bahêa, de todas as viagens que realizei somente para ver o Esquadrão. Imaginei a felicidade do povo baiano com o acesso tricolor.

Bateu uma tristeza em não poder estar em minha cidade, junto com a nação tricolor. Se reportando de volta a realidade, o Bahia fazia o terceiro gol. A essa altura eu já estava em prantos, chorava copiosamente, ouvia o narrador falando da união do grupo, e "tome-lhe choro". Assistia os jogadores dando entrevistas emocionadas, e "tome-lhe choro", os torcedores emocionados, o gude-preso, nosso time de volta ao local dele, e "tome-choro". Foi uma emoção muito grande. Acho se eu estivesse em Pituaçu eu teria tido um enfarto. Torcedor do Bahia é isso. Puro sentimento, pura emoção. Um time com uma torcida dessas não merece ficar de fora da elite nacional.

Felizmente aos poucos vou voltar ao meu cotidiano. Mas isso não vai ser agora ainda. Dia 20/11 desembarco em Salvador para ver a despedida do Bahêa de Pituaçu 2010. Quero agradecer mesmo de longe aos guerreiros do tricolor. Ao técnico Márcio Araújo, que soube dosar com palavras bem colocadas e muita educação com esse grupo. Ver a torcida feliz e rezar ao fim do jogo, agradecendo a Deus por ter nos presenteado com tanta emoção e felicidade. Que, aliás, não sei se a torcida rezou após o fim do jogo contra a Lusa. Temos que agradecer galera!

Obrigado a nação tricolor, obrigado a minha família, obrigado aos meus amigos de Salvador e principalmente obrigado a Deus. Conseguimos o acesso, agora teremos que nos impor em âmbito estadual. A paranóia em acompanhar o Bahêa vai ser dada apenas um tempo, depois do jogo contra o Bragantino. Ano que vem começa tudo de novo. Mas agora será um novo Bahia, um Bahia de primeira.

Linsmar é administrador, natural de Salvador, tem 32 anos e mora em Vitória-ES.

< Voltar

próximo jogo

Bahia
Bahia
x
Corinthians
Corinthians
Dom, 07/07, às 16h00,
Campeonato Brasileiro

último jogo

Vasco
Vasco
1x1
Bahia
Bahia
Sáb, 08/06, às 18h30,
Campeonato Brasileiro

Tricolor no Mundo

Luciano Aoki - Guanacaste, Co... Luciano Aoki - Guanacaste, Costa Rica
ecbahia.com  /   PLANTÃO   /  SÉRIE A 2013  /   DÊ A NOTA   /   BOLÃO  /  COLUNAS  /  FÓRUM  /  RSS
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia.
ecbahia.com 1997-2013 / Licença Creative Commons - Alguns Direitos Reservados -
design by: