é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Cássio Nascimento
Publicada em 03/01/2018 às 11h49

O Portão (ou quando o cachorro sorriu latindo)

Durante as minhas férias, resolvi acessar a internet a pistão do lugar onde eu me encontrava e comecei a fuçar as notícias do Bahia. Uma manchete de um noticioso qualquer destacava frase do novo Presidente Harry Potter: "Contrataremos um treinador consolidado", ao se referir ao perfil de técnico para o Bahia, diante da sondagem do milagreiro Carpegiani pelo Urubivis da Gávea.

Animei-me diante da convicta frase do nosso mandatário: agora vai. Eis que, dias após sonhar com Dorivais Júniores e congêneres, deparo-me com o nome do atlético-em-forma-de-barril treinador Guto Ferreira! Consolidado?!

Guto tem qualidades, é claro. Conquistou títulos importantes, deu padrão de jogo à equipe do Bahia e é um desses emergentes da rara safra de bons treinadores não-boleiros, que conquistaram seu lugar ao sol nos bancos da faculdade e nos laboratórios de educação física. Tem passagens por diversas equipes de segunda a quinta categoria do futebol brasileiro, e já treinou tradicionais de série A como Ponte Preta, Inter, Chapecoense e o próprio Bahia. Ok. Falando em Chapecoense, diria que o dito cujo deve, de certa forma, sua vida ao Bahia...

Após as preliminares acima, vamos ao significado de "consolidado", segundo o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa:

1 Que se consolidou; que se encontra sólido, consistente, firme, seguro.

2 FIG Cujo nome, estrutura, reputação etc. representa solidez, segurança, estabilidade; sólido, respeitado, consistente.

3 Diz-se da dívida pública transformada em renda perpétua em benefício dos credores, e da qual estes podem apenas exigir os juros.

4 Designativo da dívida pública que tem o pagamento dos juros garantido.

Pelo significado número 1, o excesso de tecido adiposo do professor é barril para quem der um encontrão com o mesmo na rua... pelo número 2, "estabilidade" não é lá uma palavra tão útil nos ditames do presidente Bellintani, porque estável o gordinho não é: saiu da Chapecoense para o Bahia pelo "desafio" (ou pelo vil metal); saiu do Bahia para o Inter de Porto Alegre, também, pelo "desafio" (ou pelo kaiambá mesmo, diriam os pataxós). Ora, ora, treinadores de futebol são profissionais, tem necessidades pessoais, e precisam de dinheiro como todos nós... mas, quem garante que ao menor sinal de boa campanha do Bahia neste ano não apareçam outros clubes seduzindo o rechonchudo profissional?

Solidez, firmeza e segurança, por sua vez, não faltam a Guto: mais teimoso que uma mula, insiste em (poucas) variações táticas que nem sempre se adaptam ao jogo em questão e tem lá seus jogadores queridinhos, o que pode prejudicar o Bahia em momentos de necessidade. Enfim: a (re) contratação de Guto surgiu em momento inoportuno, logo após o treinador ter sido demitido do Inter às vésperas do acesso à Série A, num momento em que a torcida do Bahia tem muitas mágoas não digeridas deste técnico.

De qualquer forma, trata-se de uma contratação muito aquém do prometido pelo presidente que mal esquentou a cadeira do gabinete. Arriscada e inoportuna, a volta de Guto deixa a torcida apreensiva com a sensação de que poderia ter algo melhor e mais confiável.

___

Para que não digam que só faço criticar, Bellintani tá mandando bem nas negociações de jogadores, batendo com o pedaço de madeira (lá ele) na mesa, a exemplo das vendas do goleiro Jean e da revelação Juninho Capixaba, sendo que este último, recentemente, levou uma mijada das boas do bruxinho-presidente ao sair falando o que não devia em rede social. Eis uma interessante faceta do novo comandante tricolor a qual desconhecíamos. A conferir.

Patética a saída do "nunca-será", ou do fracassado aspirante-a-treinador Preto Casagrande do Tricolor de Aço, dizendo-se "melhor que esses técnicos que tem aí". Logo ele, "fechado com o elenco" e tal... boa sorte ao Preto, de preferência longe da Fazendávila. Ah, dizem que tem um time em Canabrava que aceita CV para o cargo de técnico. Tratar na Via Regional S/N e S/T.

Saudações Tricolores! 

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.