é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 09/10/2018 às 16h30

Minha Análise - Grêmio 2x2 Bahia

Meus Amigos,

 

Num fim de semana bastante atípico para o futebol, pela ausência de jogos no domingo devido às eleições, O Bahia foi a Porto Alegre para ser garfado, roubado, surrupiado sem pena pelo árbitro Rodolpho Toski do Paraná, que acabou impedindo o triunfo tricolor perante à uma forte equipe do Grêmio.

Muitos esperavam que o Bahia sairia de Porto Alegre com a sacola cheia, tendo em vista o poderio do atual campeão da América. Inclusive este que vos escreve sugerira anteriormente que o tricolor fosse com um time misto, tamanha a falta de confiança que o time passava ao torcedor.

 

Entretanto, para a surpresa de muitos, o time já iniciou o confronto buscando o gol. E logo aos 2 minutos abriu o placar. Léo fez o seu arremesso lateral característico, Nilton escorou bem de cabeça e Elber também de cabeça abriu o placar. Bahia 1-0.

 

Naturalmente, era de se esperar uma pressão absurda do Grêmio em busca do gol de empate. E ela até ocorreu, mas parava sempre na intermediária tricolor. Com as linhas bem próximas, o time fez uma defesa de sua meta muito interessante, uma variação tática ainda não vista desde a chegada de Enderson Moreira. Ao contrário das outras partidas, Ramires caia pelo lado esquerdo e Zé Rafael ficava mais adiantado, mais próximo à Gilberto, para puxar os contra ataques. Num desses lances, o camisa 9 quase marcou o 2° gol, num balaço que passou perto do gol de Grohe.

 

Do lado gremista, como destaque apenas as infiltrações tentadas sem sucesso, os erros no último passe e um gol bem anulado, por impedimento. O destaque negativo foi a péssima arbitragem, que carregou o Esquadrão de Aço com cartões amarelos e muita parcialidade na marcação das faltas. Claramente tendencioso, demonstrava que o pior ainda estaria por vir. Fim do primeiro tempo, Bahia 1-0.

 

Na segunda parte, esperava-se a repetição do primeiro tempo. O Grêmio tentando furar o bloqueio tricolor, e o Bahia assustando nos contra-ataques.

 

A estratégia tricolor dava resultado. O Grêmio continuava com mais posse de bola, mas sem conseguir levar perigo à Douglas. Mas, aos 12 minutos, o Juiz novamente apareceu para demonstrar suas intenções. Num lance normal de jogo, em que Jackson divide e pega a bola, ele considerou falta para amarelo e expulsou o zagueiro tricolor, que vinha fazendo grande partida.

 

Após a expulsão, o time gaúcho subiu suas linhas defensivas e começou a criar perigos com cruzamentos para a área tricolor. Essas subidas entretanto davam espaços para o contra-ataque. E num desses lances, Léo foi ao fundo, cruzou e a zaga rebateu mal. ZR10, que fazia um belo segundo tempo, pegou de canhota e Élber novamente completou. Bahia 2-0. A emoção tomou conta de todos os torcedores. Ganhar em Porto Alegre, pela primeira vez, com 1 jogador a menos e ainda com um Juíz tendencioso, parecia um sonho que se realizava.

 

O Bahia suportou bem a pressão gremista até os 40 do segundo tempo. Com os jogadores extremamente cansados, devido ao grande desgaste, Capixaba aproveitou uma falha de marcação e diminuiu. 2-1. Esperava-se momentos de tensão. Entretanto, o que se viu foi uma indignação tremenda, em todo o Brasil. Apenas 2 minutos após o primeiro gol gremista, Marinho recebeu a bola pela direita, trouxe para dentro e se jogou. O medíocre apitador, sinalizou junto ao árbitro de fundo que não havia sido nada, mas depois, sem justificativa marcou um dos pênaltis mais descarados que eu já vi em 37 anos de vida. Na cobrança, Jael empatou. 2-2.

 

Ainda dava tempo para o Grêmio virar, como queria o árbitro e o narrador do Sportv, outro que precisa rever sua postura como profissional. Sempre tendencioso ao time da casa, não teceu qualquer comentário aos erros crassos de arbitragem. 

 

No fim, em linda cobrança de ZR10, o goleiro Gremista salvou o que seria o 3 gol tricolor. Fim de partida. 2-2 e uma idignação que tomou conta do Brasil, através de todos os meios  de mídia esportiva e redes sociais.

 

Douglas - Não teve culpa nos gols. Sempre seguro, ganhou todos os cruzamentos.

Nino - Fez uma bela partida. Lutou bastante, salvou alguns lances perigosos. 

Jackson - Vinha bem até a expulsão. Sua entrada no time melhorou o jogo aéreo tricolor, além da qualidade na saída da bola. Vai ser titular, sem dúvida alguma.

LF - Mais uma boa partida, sempre regular e sem firulas. Ainda foi muito feliz em sua declaração pós jogo. Postura de capitão do time.

Léo - Melhorou em relação aos últimos jogos, mas ainda se arrastou no final. Os 2 gols saíram pelo seu lado.

Gregore - Mais uma boa partida do cão de guarda. Bela partida, com muita marcação e chegada ao ataque. Quase fez um gol no primeiro tempo, aparecendo como elemento surpresa.

Nilton - Fez uma partida muito segura, ganhando todas pelo alto e dando qualidade na saída de bola. Sua presença em campo libera Gregore para chegar ao ataque.

Ramires - Taticamente foi bem. Fez o corredor esquerdo e deu muito trabalho ao lateral gremista. 

Elber - O melhor em campo. Não só pelos gols, mas pela atuação. Lutando sempre, correndo bastante, levou perigo ao gol adversário com suas arrancadas e dribles. Subiu muito de produção e hoje é titular do time.

ZR10 - Não foi bem na primeira parte, mas foi muito bem no 2 tempo. Conseguiu controlar mais a bola, ditar o ritmo do time, soltar mais a bola. Precisando voltar menos para marcar, foi mais presente na frente.

Gilberto - Um lutador. Sabe jogar, dá opção, leva perigo a meta adversária. Importante para prender a bola na frente e fazer o time chegar.

Ignácio - Entrou bem, com personalidade, saindo para o jogo. Uma grata surpresa do sub23.

Elton - Entrou e pouco contribuiu. Azarado, os 2 gols saíram pelo lado que ele estava marcando.

Edigar Junio - Entrou bem, prendendo a bola e dando continuidade as jogadas. Parece recuperar a forma.

EM - Fez a leitura perfeita da partida e se não fosse o árbitro, teria saído de Porto Alegre com um triunfo heróico. Parece ter mais confiança no elenco. As finais começam agora e espero que continue acertando.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.