é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 12/08/2018 às 21h55

Minha Análise - Bahia 1x0 América-MG

Meus Amigos,

Ontem na Arena Fonte Nova, com mais uma boa edição do “Dia de Bahea” e para quase 20 mil tricolores, o Bahia fez uma partida muito segura, controlou o jogo contra uma defesa bem postada do América-MG e triunfou dando um presente antecipado aos papais tricolores.

Se antes da bola rolar este que vos escreve estava preocupado com a escolha de Flavio e Elton para a dupla de volantes, em face das características mais ofensivas e em virtude dos nossos laterais apoiarem bastante, muitas vezes ao mesmo tempo, o que se viu desde o início foi um revezamento interessante no posicionamento dos 2 atletas, sempre com apoio ao ataque e sem desguarnecer a defesa. Isso deu qualidade na saída de bola, com pouquíssimos erros de passe e poucos lançamentos dos zagueiros.

O time tricolor teve dificuldades de ultrapassar a defesa bem postada do time mineiro no primeiro tempo. Num 361 claro, com os alas bem recuados e somente o bom camisa 10 Ruy na frente, qualquer erro de passe do tricolor na construção das jogadas poderia causar um contra-ataque perigoso. Assim, o Bahia não acelerou tanto o jogo quanto deveria, tentando chegar pelos lados e através do toque de bola e movimentação do quarteto ofensivo.

O problema tricolor foi exatamente na finalização, pois tivemos boas jogadas como o cruzamento de Leo para a cabeçada de Vinicius, que Edigar chutou por cima, o passe de Vinicius para Gilberto que o camisa 9 pegou bem mas ela subiu um pouco e numa bela jogada de Edigar pela direita que Gilberto deu de letra errado. Além disso, numa falta perigosa, Vinicius praticamente recuou a bola para o goleiro.

Como destaque ofensivo, a boa movimentação de Gilberto, que não se resume a ficar na área esperando a bola chegar e mais uma vez a participação onipresente de ZR10. O narigudo bom de bola, mesmo muito marcado, consegue levar perigo à defesa contrária, com arrancadas, dribles e uma movimentação intensa, confundindo a marcação adversária. Um dos melhores jogadores do Brasil e que merece uma oportunidade na Seleção Brasileira.

Na segunda etapa, uma alteração tática fez a diferença do jogo. Vinicius, que na primeira parte pouco entrou na área, limitando-se a armar o time de uma intermediária a outra, passou a ser mais incisivo, dando opções de passe, chegando mais na área, chutando mais a gol.

Essa mexida deu a ZR10 mais espaço para jogar, pois a marcação passou a ficar dividida entre os meias. Inclusive, o gol tricolor surge de um chute de Ze Rafael desviado na zaga. Na cobrança do escanteio, Vinicius colocou a bola na cabeça de Tiago. O zagueiro testou firme, o bom goleiro americano não segurou e Gilberto, matador, abriu o placar. 1x0.

Após o gol, o time tricolor cresceu de produção. A maior movimentação de Vinicius e ZR10 e a mudança no esquema do adversário ocasionaram mais espaços para o tricolor atacar. Numa linda jogada, ZÉ Rafael passou por 2, deu um drible da vaca no terceiro e bateu forte para a defesa do goleiro americano. Seria um gol de placa na Arena.

Em outra boa jogada, Leo serviu Edigar na esquerda, deixou Vinicius em ótimas condições de marcar, mas o chute acertou a zaga. No único lance de perigo do América, o canhoto Ruy chutou com bastante efeito e Anderson, quase toma o gol de empate.

Vinicius seguiu ditando o ritmo do time, roubando bolas, criando jogadas. Numa cobrança de falta ensaiada, virou a bola para Leo pegar de primeira. Leo, também muito bem na partida, achou Régis no meio da defesa contrária e o camisa 20 quase ampliou o placar, mas foi travado pela zaga.

No final do confronto, em bela triangulação de Régis e Elber, Vinicius teve a chance de ampliar o placar, mas parou no bom goleiro do América. Fim de jogo, Bahia 1-0.

Anderson – Saiu rápido do gol em alguns lances que precisou cobrir o zagueiros, mas não passou confiança a torcida. Quase toma o empate num chute de longe, que ele ia ser traído pelo efeito da bola. Quase se complica numa saída de gol errada.

Bruno – Não foi bem. Esteve mal na marcação e no apoio.

Tiago – Muito bem na partida. Marcou muito, ganhou várias bolas por cima e por baixo. Ainda foi fundamental no gol. Grande partida do zagueiro.

LF – Seguro, eficiente como sempre.

Leo – Matou a pau. Merece todos elogios pela partida realizada. Foi muito importante nas jogadas criadas.

Flávio – Grande atuação. Deu qualidade a saída de bola, revezando com Elton no posicionamento, além de desarmar sem cometer falta. Uma exibição para encher os olhos e colocar uma dúvida no treinador.

Elton – Bela partida, muito objetiva, dando sempre sequência as jogadas e cometendo pouquíssimas faltas. Fez a função de primeiro e de segundo homem com qualidade.

Vinicius – Para mim o melhor em campo. Marcou, roubou bolas, deu carrinho, se movimentou bastante, caindo pelos lados do ataque, infiltrando e criando boas chances. Merecia o gol para coroar a grande partida.

Zé Rafael – Uma grande partida. Muita movimentação, força e mesmo com marcação dupla, conseguia levar vantagem nas jogadas. Quase faz um golaço e mereceu todos os aplausos ao ser substituído.

Edigar Junio – Lutou muito, mas pouco produziu pelo lado direito. Melhorou quando passou a cair pelo lado esquerdo. Sua presença em campo é importante para não isolar Gilberto na frente. Quando atua mais próximo da área abre espaços nos lados para a chegada dos laterais e meias.

Gilberto – Artilheiro tem como função fazer gol. Ele teve 2 oportunidades. Na primeira pegou bem, mas subiu um pouco assustando o goleiro, e na segunda fez a nação tricolor explodir de alegria. Jogador para ficar por muito tempo no clube. Artilheiro nato, que faz a diferença.

Nino – Voltou e não comprometeu. Boa dor de cabeça para EM.

Elber – Entrou e deu boa mobilidade ao lado esquerdo do ataque. Deu um belo passe para Vinicius no fim da partida.

Régis – Entrou bem no jogo e será muito importante nesse último terço do ano. Gostei de vê-lo jogar com Vinicius.

EM – Cada vez mais vai implementando sua filosofia e se livrando das amarras de GF. Esta de parabéns pela forma que o time vem jogando.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.