é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 03/08/2018 às 09h06

Minha Análise - Bahia 0x0 Palmeiras

Meus Amigos,

Ontem na Arena Fonte Nova, no péssimo horário das 19:15, o Bahia lutou bastante e manteve viva as chances de chegar pela primeira vez à semifinal da Copa do Brasil.

Instável nos primeiros 20 minutos, muito pela marcação alta do Palmeiras, que praticamente anulou a saída de bola tricolor pelas laterais, a defesa do esquadrão falhou em algumas oportunidades dando calafrios nos mais de 27 mil torcedores presentes. Logo no primeiro lance de perigo do Palmeiras, Dudu apareceu sozinho pela esquerda e Anderson, na sua melhor apresentação no clube, fez linda defesa com o braço esquerdo.

A pressão palmeirense foi grande mas não resultou em gol. Em outra chance clara, Deyverson acertou uma linda bicicleta e quase abriu o placar, tirando tinta da trave.

O Bahia começou a escapar dessa ratoeira armada pelo Palmeiras com lançamentos longos dos zagueiros, principalmente de LF para Edigar fazer a parede e servir os meias. Essa estratégia, além de uma maior velocidade na troca de passes entre volantes e laterais, fez o time Paulista recuar suas linhas de marcação, muito pela qualidade tricolor na troca de passes.

O primeiro lance de perigo do Tricolor ocorreu aos 21 minutos. Em bela jogada pela esquerda, Zé Rafael sofreu falta na ponta da área. Na cobrança efetuada pelo próprio, a bola foi no ângulo, passando muito perto do gol.

Com essa falta cobrada por ZR10, o Bahia e sua torcida definitivamente começaram a jogar. O time passou a se impor em campo, jogando de igual para igual com o Palmeiras, que recuou e passou a tentar jogar em contra-ataques. As jogadas passaram a acontecer pelos 2 lados do campo, com bela partida de Elton, Bruno, ZR10, Mena e Edigar. Vinicius que pouco apareceu. Somente se destacou por uma cobrança de falta ruim, que jogou na mão do goleiro adversário.

Aliás, as bolas paradas tricolores precisam ser revistas. Tivemos ontem 3 oportunidades excelentes de fazer um gol e somente a cobrança de ZR10 levou perigo. Além disso, os escanteios foram mal aproveitados, cobrados a meia altura, sem qualquer perigo ao adversário.

Na melhor chance tricolor, ZR10 fez uma grande jogada numa arrancada sensacional, servindo Gilberto, que vinha livre pela direita. O alagoano matador, sozinho, bateu por cima. Poderia ter dominado e entrado na área, para finalizar. Fim da primeira etapa. 0 x 0.

No segundo tempo, o jogo foi outro. Quem começou marcando pressão foi o Bahia. Foram 15 minutos intensos do tricolor, com chances perdidas de Gilberto e Edigar. O time encarou de forma corajosa a partida, honrando suas tradições e orgulhando o seu torcedor.

O Bahia continuou mandando do confronto, mas o Palmeiras começou a assustar em contra-ataques puxados por Arthur e Dudu. Edigar arriscou e o goleiro se complicou para defender. Em belíssima jogada de Edigar, Vinicius foi derrubado na meia lua da grande área. Gilberto bateu forte, mas mal, na barreira. Elton assustou num chute de canhota após bela jogada individual.

Num vacilo da zaga, Arthur recebeu livre dentro da área e foi derrubado por Gregore. Pênalti e expulsão do volante tricolor, que depois foi anulado pelo VAR. Na cobrança, Bruno Henrique acertou o travessão.

O jogo foi caminhando para o fim com destaque apenas para a expulsão de Deyverson, que acertou uma cotovelada em Mena. Fim da partida. 0 x 0 Eça decisão fica para o Allianz Parque.

Anderson – Foi muito bem. Corajoso, ligado, salvou o time logo no primeiro momento da partida. Merece os aplausos da torcida.

Bruno – Foi bem, até por ter Dudu nas suas costas. No segundo tempo cresceu bastante e criou jogadas perigosas.

Tiago – Está difícil justificar o capitão tricolor no time titular. Errou bastante ontem, tanto em posicionamento quanto em jogadas com a bola. Atrasado em varias vezes, deu botes errados e que deram calafrios na torcida. No fim, ainda matou o ataque com uma jogada em que quis driblar 2 jogadores do Palmeiras.

LF – Jogou muito bem. Cortando bolas de todas as formas, foi também lançador no momento mais crítico do time.

Mena – Seguro, foi ao ataque algumas vezes e deu trabalho a defesa do Palmeiras, com bons cruzamentos. No melhor deles, Gilberto cabeceou para fora.

Gregore – Muito bem, um dos melhores em campo. Marcando Moisés, não deixou o camisa 10 adversário criar.

Elton – Muito boa partida, com chegada na área e boa marcação. Vem crescendo de produção com a chegada de Enderson Moreira.

Vinicius – Atuação ruim. Pouco produtivo, não justifica continuar em campo, pois nada produz. As bolas paradas cobradas foram ruins e desperdiçou boas chances. Destoa do time nesse momento.

Zé Rafael – O melhor em campo. Jogou muito bem, criando chances e merecia o gol na bela cobrança de falta.

Edigar Junio – Fez um bom jogo, prendendo a defesa adversária criando chances de gol e um bom entrosamento com Mena e Elton pelo lado esquerdo. Foi importante em jogadas do 2 tempo. Merecia o gol. Saiu exausto.

Gilberto – Fez uma boa partida, mas teve duas oportunidades de matar o confronto e não o fez. Precisa afiar o pé para o jogo da volta.

Régis - Entrou e deu mais mobilidade ao ataque, caindo muito pelos lados. Precisa parar de querer jogar de costas, quase como um centroavante. Rende melhor quando vem com a bola dominada.

Elber - Entrou e pouco produziu.

Marco Antônio – Não mudou o jogo como era esperado. Tomou uma pancada e ficou somente tocando para trás. Precisa ser trabalhado para a partida de volta, pois será fundamental nos contra-ataques que darão a classificação em SP.

EM – Foi bem na montagem e leitura do jogo. O time vem crescendo de produção e mostrando evolução tática ao longo dos jogos.

 

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.